Imagem do Senhor Bom JesusConforme uma determinação da Igreja, todas as festas particulares de Nosso Senhor, que não tem dia próprio assinalado, devem ser celebradas no dia 06 de agosto. Assim se explica a celebração, no Brasil, da Festa do Senhor Bom Jesus no dia da Transfiguração, dia 06 de agosto.

A devoção ao Bom Jesus ocupou uma posição de relevo na piedade popular ao longo do período colonial. Suas origens remontam à Idade Média, época na qual a Igreja se identificava com a própria sociedade católica sob o modelo de Cristandade. Essa concepção eclesial chegou ao Brasil inserida no próprio projeto colonizador. Como devotos do Senhor Bom Jesus, os colonos portugueses preocupavam-se em assegurar sua proteção contra as adversidades do viver numa terra estranha: imprevistos nas viagens, inclemências do clima, ataques de animais ferozes, doenças, pestes e muitos outros perigos. Para muitos deles, a nova terra era um verdadeiro lugar de sofrimento e exílio. Assim sendo, nada melhor do que ter como amparo e proteção o Bom Jesus Sofredor, cultuado tanto em oratórios domésticos, como em cruzeiros e vias-sacras erigidos em lugar de destaque perto ou mesmo dentro de vilas e cidades coloniais.

Paróquia Senhor Bom Jesus em PotirendabaSenhor Bom Jesus é o padroeiro de Potirendaba. A paróquia de Bom Jesus, sede da Igreja, instalou se no coração de Potirendaba, oficialmente no dia 17 de fevereiro de 1927. As atividades religiosas, no entanto, já tinham sido iniciadas meses antes. Os registros da Igreja Católica revelam que o padre Álvaro Pereira Pinto recebeu a missão de ser o primeiro pároco. Permaneceu à frente da comunidade pouco mais de dois anos, até 6 de junho de 1929. O padre Antônio Luiz Castanheira é nomeado o segundo pároco. Festejos passaram a ser realizados todo dia 6, em louvor de Bom Jesus.

Centenas de católicos participam todos os anos da tradicional missa e procissão que é celebrada as 18h00 na igreja Matriz. Logo após apreciam a tradicional quermesse, que movimenta a noite com a venda de comidas típicas e shows.


Fontes: http://igrejadoportao.com.br/padroeiro-senhor-bom-jesus/
http://www.campoecidade.com.br/origem-da-devocao-ao-bom-jesus/
http://www.memorialdosmunicipios.com.br/listaprod/memorial/memorial-categoria,155,M.html

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês