Inaugurado em 10 de março de 2010, o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara possui amplo acervo relacionado ao esporte local, incluindo camisas, troféus, fotografias, vídeos, faixas, flâmulas, jornais e revistas.

O destaque é o futebol profissional da Ferroviária, mas o museu também apresenta material sobre o futebol amador, outros esportes e personalidades da crônica esportiva da cidade.

O ambiente é temático e decorado com banners que mostram imagens de equipes e esportistas que fizeram história em Araraquara. Atualmente, são mais de 10 mil fotografias, além de diversos outros itens, que podem ser apreciados em visitas individuais ou em grupos, guiadas pelos monitores da unidade.

Alguns dos destaques do museu são a bola do jogo que confirmou o acesso da Ferroviária à Séria A1 em 2015, a camisa de Helcias Pirola, jogador do time que subiu para a Primeira Divisão em 1955 e uma bandeira da volta à Elite em 1966, autografada por todos os jogadores.

Grande parte do material é doada por torcedores da Ferroviária, portanto, o acervo do museu segue crescendo a cada nova aquisição. Torcedores e familiares de ex-atletas que tiverem material significativo para a história da Ferroviária podem procurar a unidade para doações.

Mais Informações Sobre o Museu:

Endereço: Arena da Fonte Luminosa – Rua Mauro Pinheiro s/nº
Telefone: (16) 3322-2207
Horário de visitação: Terças a sextas, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8h30 às 12 horas
Monitores: Gustavo Ferreira e Milton Najm


Fonte: http://ferroviariasa.com.br/museu/

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês