O setor de eventos e feiras é um importante motor da economia brasileira. Com um calendário que contempla cerca de 600 mil eventos anuais, o segmento gera empregos, fomenta a atividade econômica do país e, claro, promove as viagens corporativas. É um mercado tão relevante que recebe uma classificação específica: turismo de negócios.

O que é turismo de negócios?

Turismo de negócios é a modalidade de serviços turísticos relacionados às atividades profissionais e corporativas. Mundialmente, a área é conhecida pela sigla MICE, que significa Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions (Reuniões, Incentivo, Conferências e Exposições).

É um mercado que gera receita para as cidades e países que sediam eventos profissionais ou corporativos, além de contribuir para o desenvolvimento de negócios e networking. Muitos destinos turísticos, hotéis e centros de convenções oferecem infraestrutura especializada para viabilizar essas atividades.

Embora o termo turismo de negócios seja recente e até mesmo incomum para muitas pessoas, nada tem de novo. É uma prática tão antiga que remonta às primeiras viagens comerciais da história da humanidade. Afinal, desde sempre comerciantes percorrem longos caminhos para realizar suas vendas.

O que acontece é que, normalmente, o turismo é compreendido como algo relacionado ao lazer, o que não parece estar muito alinhado com os objetivos corporativos. Mas não há nenhum conflito entre esses dois aspectos.

Quais são as características do turismo de negócios?

O turismo de negócios é um dos segmentos mais relevantes da indústria turística pelo seu potencial para geração de receita e empregos (tanto diretos quanto indiretos), além das oportunidades que promove para empresas e profissionais.

As viagens de curta duração para realização de atividades profissionais ou com foco em fomentar negócios mobilizam pessoas e empresas diariamente. Isso movimenta toda a indústria do turismo, abrangendo serviços de hotelaria, alimentação, transporte, comunicação etc.

Quando comparado às atividades de lazer e entretenimento, o turismo de negócios apresenta características muito específicas, que tornam a modalidade ainda mais interessante do ponto de vista econômico, corporativo e social, conforme comentamos a seguir.

Agenda

Diferentemente do turismo de lazer, que é mais sazonal, o de negócios pode ser realizado em qualquer época do ano, uma vez que as reuniões, conferências, convenções e exposições são geralmente programados com bastante antecedência e não se sujeitam ao calendário de férias, por exemplo.

Como a área fomenta negócios e mobiliza empresas, é comum que os eventos profissionais e corporativos sejam anunciados muitos meses antes da realização – normalmente, com um ano de antecedência. Alguns desses encontros, como as feiras setoriais, são recorrentes e acontecem todos os anos.

Networking

O turismo de negócios traz grandes oportunidades para empresas. A participação em eventos permite que as organizações ampliem suas redes de relacionamento, alcançando um público consumidor maior, conhecendo novos fornecedores, estabelecendo parcerias, entre outras vantagens propiciadas pelo networking.

Produtividade

A gestão do tempo é outra característica do turismo de negócios. Essas viagens são planejadas de modo a otimizar a agenda do viajante, que geralmente participa de várias atividades curtas, como reuniões, visitas a clientes e fornecedores, além de participar de eventos.

Dessa forma, há um estímulo à produtividade e à eficiência. Pense em uma feira de negócios que acontece durante três dias. Para muitas empresas que estão participando do evento, em apenas três dias é possível conquistar novos clientes e fechar negócios expressivos. Ou seja, é uma ocasião pontual, mas que pode potencializar o faturamento e os resultados corporativos.

Interação com clientes e fornecedores

As viagens são, ainda, uma excelente oportunidade para visitar clientes e fornecedores em outras cidades ou países. É uma forma de estreitar relacionamentos com esses parceiros e conhecer a realidade local. Com isso, as empresas conseguem entender melhor o perfil dos seus públicos e aumentar a sua relevância nesses mercados de atuação.

Satisfação dos colaboradores

O turismo de negócios pode ser uma ótima forma de motivar e satisfazer os colaboradores de uma empresa, uma vez que eles têm a oportunidade de viajar, conhecer novos lugares e participar de eventos interessantes. Os encontros de negócios também favorecem o aperfeiçoamento profissional, por meio de palestras e da troca de experiências com demais participantes. 

Desempenho corporativo

O turismo de negócios pode contribuir significativamente para o desenvolvimento empresarial, uma vez que as empresas consegue conhecer novos mercados, tendências e oportunidades de negócios. Também permite ampliar a rede de contatos e estabelecer novas parcerias.

Além de gerar resultados em um curto período, esses eventos estimulam a capacidade de inovação. Isso porque as organizações têm conseguem conferir as perspectivas para seu mercado de atuação, fazer benchmarking e interagir com parceiros estratégicos.

Impacto econômico

Vale a pena destacar que o turismo de negócios gera um alto impacto econômico nas economias locais. Os eventos que atraem participantes movimentam uma cadeia grande de serviços, que abrangem hospedagem, transporte, alimentação e outros recursos durante a estadia na cidade.


Fonte: www.concur.com.br

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibirá
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês