O princípio mais básico do Marketing Turístico baseia-se na consideração de que os clientes não querem apenas comprar pacotes de viagem.

É óbvio que a comodidade é um dos requisitos mais importantes e competitivos no processo de decisão, mas a empresa deve saber que o seu público em potencial anseia por vários níveis de informação, a fim de embasar as suas melhores escolhas.

Nesse sentido, o modo como as pessoas buscam informações mudou e a empresa precisa se adequar a esse comportamento. Atualmente, os clientes procuram detalhes em sites de agências, páginas de review e influencers.

Além disso, ficou mais fácil encontrar, a partir dos buscadores e comparadores de preços, o hotel dos sonhos, o restaurante mais famoso e os roteiros mais charmosos para montar a sua própria experiência de viagem, tudo de forma acessível e rápida.

Então, qual a importância de criar um plano de Marketing Turístico eficiente, se todas as informações relevantes já estão disponíveis?

É ter diferenciais competitivos para provar ao seu público a sua capacidade de oferecer algo mais valoroso do que ele poderia obter em qualquer outro canal ou por meio de um competidor da sua empresa.

Seus esforços de marketing devem corresponder às maneiras pelas quais seus clientes procuram informações. Então, é muito provável que mais pessoas descubram sua empresa e o seu negócio se torne referência no setor.

Todos os empreendedores buscam relevância e querem que o seu negócio se torne referência no ramo em que atuam. O Marketing Turístico pode ajudar a delimitar a persona ideal da empresa, criar um funil de vendas e garantir relevância para os usuários e otimização para os motores de pesquisa.

Como promover o Marketing Turístico?
Agora que você compreende a importância do marketing para o setor de turismo, veja como colocar em prática uma estratégia de Inbound Marketing eficiente para esse segmento de mercado.

Defina sua persona

A persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais e algumas conjecturas sobre demografia, comportamentos, motivações e objetivos.

Sua determinação é importante porque ajuda a entender as características que motivam as dores e anseios do seu público, para que você consiga prover tipos de conteúdo adequados para atraí-los.

A maneira mais fácil de determinar uma persona é fazer perguntas aos seus clientes atuais, seja por meio de pesquisas no momento do contato, seja a partir de ligações.

Por exemplo, o proprietário de um hotel pode perguntar aos hóspedes o seu país de origem, se eles viajam frequentemente, por quais motivos e que tipo de atividade gostam de fazer durante essas viagens.

Com essas informações, ele pode direcionar seus esforços de publicação e marketing para o país que majoritariamente envia hóspedes para aproveitar o público.

Além disso, ele pode estabelecer parcerias com negócios locais que complementam a experiência de viagem de seus clientes e, assim, aumentar os níveis de satisfação na hospedagem, por exemplo.

É possível usar informações de várias fontes para criar uma persona:

site institucional;
dados demográficos dos principais clientes;
Google analytics;
ferramentas que exibem as palavras-chave mais usadas pelo público para encontrar o seu site;
páginas de origem que geraram visitas ao seu site;
páginas de seus concorrentes de negócio mais visitadas pelos usuários;
software de gestão institucional;
análise de resultados das estratégias de email marketing;
estatísticas e análises de redes sociais — quais tipos de postagens obtêm o máximo de visualizações e curtidas ou geralmente é ignorado pelo público;
sites de reviews;
sites de viagens que ajudam a determinar os pontos fracos e as expectativas do seu público-alvo, como o TripAdvisor e o Trivago;
tendências na indústria de viagens, como os hábitos e preferências de viagem mais recentes;
publicações em revistas especializadas e programas de televisão;
pesquisas de mercado.

Essas informações ajudam a estabelecer padrões quanto às preferências, escolhas, requisitos e desejos mais específicos de seus visitantes — e que tipo de viagem eles mais gostam.

Além disso, se essas tendências não são identificadas, fica difícil saber qual o tipo de conteúdo pode ser mais valioso para atrair novos clientes para o site e, consequentemente, para o estabelecimento do negócio.

Tipos de persona no segmento do turismo

Para ajudar na determinação da sua persona, veja alguns perfis mais comuns para a indústria do turismo.

Mochileiro
Eles viajam por conta própria e gostam de se integrar à comunidade local e ao ambiente encontrado. Esse tipo de persona é extremamente ativa na Internet, faz várias pesquisas antes da viagem, mas decide apenas quando chega ao destino. Por compartilhar suas experiências em diferentes canais, pode ser considerado influenciador de outros usuários.

Viajante solo
Geralmente são solteiros, costumam ter um orçamento maior para viajar do que quando viajam em grupo, preferem experiências de viagem mais animadas, que envolvem outras pessoas com quem podem se comunicar e interagir.

Cliente de baixo custo
Esse tipo de viajante geralmente é jovem. Eles procuram os destinos e alojamentos mais baratos e conhecem os melhores locais para consultar referências, marcar viagens e organizar atividades.

Eco-friendly
São turistas que escolhem empresas que respeitam o meio ambiente e têm como destinos preferidos paisagens naturais e pequenas cidades com atrações que abrangem o turismo de aventura. Eles estão cientes dos impactos sociais, econômicos e ambientais que o turismo causa no local de destino, por isso procuram opções que não estejam superlotadas.

Turismo gastronômico
São turistas que buscam destinos em que possam vivenciar novos sabores e, claro, compartilhá-los nas redes sociais. Por esse motivo, também são considerados bons influenciadores. Geralmente, buscam pratos e referências da gastronomia local.

Turismo adulto
São casais que viajam sem os filhos, geralmente para uma experiência mais romântica e tranquila.

Turismo de negócios
As viagens desse tipo são muito específicas, mas os pacotes podem conter atrações e atividades para as horas vagas do trabalho. Normalmente são viagens curtas, portanto, passeios e visitas guiadas são as melhores opções para essa persona.

Turismo de aventura
São clientes que buscam fortes emoções e atividades de adrenalina. Para garantir uma boa experiência, eles preferem opções fora de temporada.

Cliente de luxo
O público de alto padrão busca destinos glamorosos, opções de hospedagem e de gastronomia diferenciados. Por terem um orçamento altíssimo para as viagens, são personas de grande relevância para o setor, entretanto o nível de qualidade exigido é proporcional ao valor que se pretende gastar.

Tenha um blog e crie um conteúdo valioso para o seu público

O Marketing de Conteúdo para o setor de turismo, assim como para qualquer outro segmento, exige tempo, continuidade e esforço.

Conforme falamos, é importante planejar adequadamente a estratégia — os tipos de conteúdo para cada etapa do funil de conversões, os assuntos que serão tratados, a frequência das publicações e as pessoas responsáveis pela produção da etapa, por exemplo.

Além disso, é preciso buscar as palavras-chave mais adequadas para o segmento, trabalhar o SEO para otimizar as postagens aos motores de pesquisa, considerar elementos de confiabilidade e desempenho da página, entre outros requisitos que garantem a melhor experiência de acesso possível ao usuário e potencial cliente do negócio.

Distribua o conteúdo criado nas redes sociais

O próximo passo para a sua estratégia de Marketing Turístico é distribuir o conteúdo criado nas redes sociais. Esse ponto de contato com o público é essencial para a visibilidade do seu negócio.

Entretanto, assim como na delimitação dos tipos de conteúdo, é imprescindível que você considere as características de suas principais personas para escolher as mídias mais adequadas.

Como o setor turístico é pautado por muitos conteúdos visuais, certamente você precisa criar um perfil corporativo no Instagram. Encoraje os clientes e usuários de seus serviços a postarem stories no Instagram. Além disso, use esse ponto de contato para conversar com o seu público.

Tenha uma estratégia de atendimento, crie um aplicativo, use chatbots, crie uma brand persona ou planeje outras formas de humanização da sua marca para manter o contato com o público.

Além disso, as redes sociais serão o canal ideal para projetar o conteúdo criado no blog, oferecer boletins informativos e tentar viralizar conteúdos mais dinâmicos.


Fonte: www.rockcontent.com

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