Em todos os cantos do Brasil, festas e espetáculos de Natal são organizados pelas Prefeituras e moradores locais. Se você gosta desse período colorido, confira nossas dicas!

Curitiba

Os meses de novembro e dezembro são encantadores em Curitiba. A “capital do Natal” é capaz de contagiar moradores e turistas com programações especiais, trazendo toda a magia do Natal para diversos cantos da cidade.

Seja com apresentações nas praças, com feiras especiais de Natal e até mesmo com ruas cheias de casas decoradas, como acontece com a Rua da Família Moletta, o clima natalino conquista todos! O clássico é o coral de vozes do eterno Palácio Avenida, simplesmente imperdível. Ainda tem a noite de luzes no Largo da Ordem, a animada Parada do Batel, o Natal do Paço e muito mais.

Gramado

Durante o inverno, Gramado é um dos destinos mais visitados no país, afinal de contas, é tudo de bom curtir o friozinho lá. Mas, no verão, a cidade também fica repleta de turistas que querem passar o Natal com muito encanto!

Investindo anualmente na época festiva, o Natal Luz de Gramado tem shows e espetáculos em cada cantinho da cidade, inclusive com desfile do Papai Noel com neve artificial. Nesse período, cada casa, rua, loja, árvore ou poste ganha a cara do Natal.

Por lá, é bacana conferir:

Ilumination – Show do Lago: um concerto em um lago, repleto de efeitos especiais, bailarinos, coral, percussionistas, violinistas, fogos, águas dançantes, quatro telas de projeção;
A Lenda do Bosque de Natal: diversão e emoção fazem parte dessa história que conta com trilha sonora original, figurinos luxuosos e cenografia grandiosa;
A Magia do Noel: desfile com uma lindíssima parada que une a magia do Natal com o universo lúdico do circo;
Tannenbaumfest: dia em que empresários da cidade adotam pinheiros ao longo da Av. Borges de Medeiros e passam a decorá-los à sua maneira, deixando a cidade ainda mais bonita;
Parada de Natal: desfile que conta até com mini roda-gigante com músicos animadíssimos sentados em seu interior, tocando seus instrumentos musicais, bateria, sax e lira;
Vila de Natal: especial para ver a Casa do Papai Noel;
Rua Coberta: um dos locais mais apreciados da cidade de Gramado recebendo diversas atrações dentro da programação do Natal Luz.

Canela

Grudadinha em Gramado fica a encantadora cidade de Canela, mais um dos destinos para passar o Natal no Brasil, curtindo a época com muita alegria. Todos os anos, a cidade recebe o Sonho de Natal, com muitos eventos em dezembro e comecinho de janeiro.

Tem a Vila de Natal, a Casa do Papai Noel, shows com projeções 3D, corais, espetáculos de teatro e dança, além de decoração especial em toda a cidade.

Garibaldi

Na Serra Gaúcha, outro destino que merece destaque pela programação de Natal é Garibaldi, que recebe anualmente o Natal Borbulhante. A partir do momento que as luzes na Rua Buarque de Macedo são acesas, todos os dias tem algum tipo de festa natalina em Garibaldi.

Com luzes e enfeites na maioria das ruas da cidade, a programação também tem o apoio de empresários locais, que levam atrações para seus estabelecimentos, como é o caso do Natal Mágico da Vinícola Peterlongo.

Pato Branco

Pato Branco, no Paraná, também tem uma programação especial de Natal que quase ninguém imagina! Com ruas decoradas e iluminadas, até com roda-gigante para diversão de muita gente, a pequena cidade, a 10 km de distância da fronteira com a Argentina, é uma boa pedida para curtir a magia do Natal. Ainda tem desfile natalino, feiras gastronômicas e muitas apresentações.

Blumenau

Já em Santa Catarina, o destino para passar o Natal é Blumenau. A cidade, conhecida pela Oktoberfest, abre espaço para decorações e clima natalino. O Magia de Natal, evento festivo da época sediado no Parque Vila Germânica, acontece sempre em dezembro, trazendo shows e desfiles temáticos à noite.

O Espaço da Neve também atrai adultos e crianças, já que é um local todo decorado com luzes coloridas e neve artificial. A Casa do Papai Noel também merece uma visita, bem, como o Mercado de Natal e as oficinas para a criançada. 

Penedo

O distrito de Itatiaia, carinhosamente chamado de Pequena Finlândia, também tem uma programação de Natal especial. As ruas, repletas de luzes, são cenários para apresentações de músicas temáticas perfeitas para a época.

Todos os anos, Penedo recebe a Casa do Papai Noel, um espaço lúdico para os visitantes fazerem pedidos de Natal. Os turistas também podem conhecer a fábrica de brinquedos do Bom Velhinho e adotar cartinhas enviadas ao Correios, presenteando crianças da região. Se quiser, você pode até se hospedar no Hotel do Papai Noel.

Petrópolis

O Natal Imperial acontece aqui! Petrópolis recebe uma programação especial com apresentação de corais natalinos, desfiles e teatros com toda a magia da época festiva. As ruas ficam iluminadas, deixando a cidade ainda mais bonita! No Largo da Quitandinha, todos os anos é montada uma árvore de Natal flutuante com 15 metros de altura.

Campos do Jordão

A charmosa Campos do Jordão, que faz sucesso no inverno, também tem programa especial em dezembro. A menos de três horas de distância de São Paulo, o destino é perfeito para passar o Natal no Brasil. O destaque fica para o evento “Uma Vila de Natal”, um espaço colorido e todo decorado com atrações para toda a família. Ainda tem como encontrar o Papai Noel e assistir a diversos espetáculos. Sem dúvidas, Campos do Jordão é um dos destinos para passar o Natal no Brasil que vale a pena visitar!

Caldas Novas

A Praça Mestre Orlando, ao lado da Igreja Matriz, recebe a tradicional Casa do Papai Noel e movimenta ainda mais a região de Caldas Novas, em Goiás. A cidade de águas quentes ainda tem show com orquestra de violeiros, apresentação musical e de dança, principalmente ballet, além de muita diversão para turistas e moradores locais. As festividades acontecem a partir da segunda semana de dezembro, sempre aos finais de semana.

Monte Verde

O sul de Minas Gerais tem seu charme. E parece que ele foi todo depositado em Monte Verde – e no Natal ele fica ainda melhor. Lá, você vai encontrar o Natal Cultural nas Montanhas, que conta com uma extensa programação de dezembro até janeiro. Toda a família pode aproveitar a decoração natalina, as luzes e adereços que se estendem desde a entrada de Monte Verde até as menores ruas da cidade.


Fonte: www.quantocustaviajar.com

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês