No Brasil e na América do Sul há diversas opções para aproveitar e comer muito chocolate. Desde passeios de esqui até visitas a fábricas de chocolates, alternativas não faltam para tornar a sua viagem inesquecível.

Gramado, Rio Grande do Sul

Quando o assunto é chocolate, Gramado é um dos primeiros destinos turísticos que vem à mente. A região concentra diversas lojas de chocolate. Uma dica é visitar as fábricas de chocolate, participar de passeios guiados e, claro, conseguir algumas provinhas dos mais diferentes tipos do doce.

A charmosa cidade encanta aos turistas com a sua arquitetura europeia e a sua alta gastronomia, que inclui muitas opções de fondues e cafés coloniais. Gramado abriga pontos turísticos únicos no Brasil e uma paisagem repleta de hortênsias e montanhas. Uma dica para os chocólatras é visitar o Mundo do Chocolate, um parque temático dedicado ao doce. O local, que oferece visitas guiadas, divide as suas atrações em espaços geográficos, destacando os cartões-postais de cada região.

Campos do Jordão, São Paulo

A encantadora cidade de Campos do Jordão é um dos destinos turísticos brasileiros que mais remete ao doce gosto do chocolate. Por aqui, é muito fácil encontrar lojas de chocolate, fazer passeios guiados em fábricas de chocolate e conhecer mais sobre o processo de fabricação dessa iguaria deliciosa.

Conhecida como a Suíça brasileira, graças ao seu clima e à arquitetura inspirada nos moldes europeus, a cidade oferece muitos passeios, pontos turísticos, alta gastronomia e paisagens exuberantes em meio a Serra da Mantiqueira. Uma dica é visitar a Fábrica de Chocolate Araucária. Outra atração imperdível é o Museu do Chocolate, em que você pode se deliciar também com a famosa geleia dos monges.

Penedo, Rio de Janeiro

A influência finlandesa em Penedo contribui para a fama desta pequena região de Itatiaia, que encanta os turistas a caminho de Visconde de Mauá. O lugar abriga a principal colônia finlandesa do país. As fábricas e lojas de chocolate de Penedo ficam repletas de visitantes aos finais de semana, principalmente na época de Páscoa e no Natal.

A tranquilidade da região, com as suas belas cachoeiras, completa um ótimo cenário para passar o feriado. Uma dica é visitar o shopping a céu aberto, em que ficam localizadas a maior parte das lojas e fábricas de chocolate, além da Casa do Papai Noel. É possível comprar diversas lembranças e encontrar excelentes restaurantes na Avenida das Mangueiras, a principal de Penedo.

Vila Velha, Espírito Santo

Vila Velha passou a ser considerada um dos melhores destinos turísticos durante a Páscoa com a chegada da fábrica de chocolate da Garoto à cidade, que fica na região metropolitana de Vitória. Essa fábrica é uma das maiores do mundo.

A dica é agendar com antecedência a visita para conseguir uma vaga no Chocotour, um passeio com duração de 1 hora para percorrer os 6 km dentro da fábrica e toda a linha de produção dos chocolates Garoto. A boa notícia é que o trajeto inclui paradas estratégicas para a degustação.

Ilhéus, Bahia

Ilhéus, a terra do cacau, pode ser considerada um dos melhores destinos para viajar no feriado de Páscoa e provar as delícias de chocolate. A capital turística da Costa do Cacau é repleta de pontos turísticos, patrimônios religiosos e belíssimas praias.

Uma dica é conhecer a Fábrica de Chocolate Caseiro Ilhéus, que possui uma boa estrutura e atendimento para receber os visitantes. Uma das atrações do lugar é a réplica em miniatura da Fazenda Renascer, que serviu de cenário para a novela de mesmo nome.

Buenos Aires, Argentina

Entre os melhores destinos turísticos na América do Sul para curtir o feriadão de Páscoa está Buenos Aires, a capital da Argentina. A cidade é conhecida pela sua arquitetura de estilo europeu e a sua efervescente vida cultural, com diversos teatros, museus, cafés e livrarias, além dos tradicionais shows de tango.

Uma dica é experimentar os chocolates da Abuela Goye, que também oferece um cardápio variado de sobremesas argentinas. Aproveite também para provar o famoso alfajor, uma das maiores referências de doce da Argentina.

Montevidéu, Uruguai

A charmosa e tranquila cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, é um ótimo destino turístico para passar o feriado da Semana Santa. Aproveite para caminhar pela região do centro histórico, repleta de casarões coloniais, praças e parques. O passeio começa na Puerta de la Ciudadela, marco zero do setor histórico, que se liga com a Plaza Independencia.

Uma dica é visitar o Mercado del Puerto para provar a parrilla, além dos alfajores e do famoso doce de leite uruguaio. Para aproveitar melhor o feriado, você pode visitar Buenos Aires e Montevidéu na mesma viagem, uma vez que há barcos que atravessam regularmente o Rio da Prata, interligando as duas capitais.

Santiago, Chile

Santiago fica localizada ao lado da Cordilheira dos Andes, por isso uma das maiores atrações do lugar é esquiar em uma das 3 estações de esqui: Valle Nevado, El Colorado e Farellones. Mesmo não estando na alta temporada para a prática de esqui, a cidade pode ser muito bem aproveitada, graças a um eficiente sistema de metrô, de onde é possível conhecer os seus principais pontos turísticos, prédios históricos, praças, parques e museus.

Uma dica é caminhar pela Plaza de Armas, onde fica o Paseo Ahumada, local que reúne muitas lojas, cafés e restaurantes. Aproveite para passar na Sorveteria Bravíssimo, considerada uma das melhores de Santiago e que, por isso mesmo, está sempre lotada.


Fonte: www.hoteis.com

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês