Imagem de Santa IsabelRainha Santa. É assim que os portugueses carinhosamente clamam pelo nome de Santa Isabel de Portugal. Afinal, ela foi rainha deste país entre os séculos XIII e XIV, e uma das mais queridas pelo povo lusitano. Isabel de Aragão nasceu provavelmente em Saragoça, na Espanha, e deixou sua marca na história e no coração do povo português e do mundo inteiro por sua compaixão e amor para com os pobres.

Muito piedosa, caridosa e devota da Virgem Maria, de Santa Clara e de São Tiago, a Rainha Santa praticou em sua vida aquela máxima evangélica: "Fazer o bem sem olhar a quem. "Sua predileção pelos mais simples e abandonados surge ainda na infância. Ela tinha “gosto pela oração, o poder cândido de gerar afetos e reconciliações, a bondade ingênua e a inteligência promissora.”

Isabel teve uma infância de curta duração, pois foi dada como esposa de Dom Dinis, o Lavrador, rei de Portugal, aos doze anos. Foi casada durante 44 anos, e com ele teve dois filhos: Afonso e Constança. O dia de Santa Isabel é comemorado em 04 de Julho, data em que Isabel de Aragão morreu. Após sua morte, o povo começou a venerar os seus restos mortais e a rogar sua intercessão. Alguns séculos depois, em 15 de abril de 1516, a Rainha Santa foi beatificada pelo Papa Leão X.

História da Paróquia de Santa Isabel - Uchoa

Igreja Matriz de UchoaA Igreja Santa Isabel foi edificada em 1914. Durante sete anos não houve padre residente no povoado. A comunidade era atendida pelo padre Ribeiro Vale, que servia a comunidade de Ibirá, de quem a Igreja Santa Isabel era subordinada eclesiasticamente.

Dom José Marcondes H. de Mello da diocese de São Carlos, em 1921, nomeou o capelão-Cura de Ignácio Uchoa, o Pe. José Fernandes Pimenta, que fixou residência e se incumbiu de organizar o patrimônio da futura Paróquia. Padre Pimenta permaneceu pouco tempo, e a igreja ficou por mais cinco anos sem vigário, período que findou com a chegada do padre da Paróquia de Ibirá, Pe. Felipe Monteiro.

No ano de 1926 chegou o Pe. José Antonio Felipe, que permaneceu até 1930, sendo seu substituto o Cônego Salvador Santamaría. Em 1931, foi fundada a Congregação Mariana de Moços de Ignácio Uchoa. Com a saída do Cônego Santamaría, em 1933, assumiu a igreja o Pe. Eusébio Galindo, que incentivou a construção da sede para a Congregação Mariana. Neste mesmo ano foi criado o Bispado de Rio Preto, tendo como bispo Dom Lafayette Libânio, que em visita a Ignácio Uchoa, constatou que a criação da Paróquia não havia sido oficializada e, então, no dia 02 de Fevereiro de 1933 foi criada oficialmente a “Parochia de Santa Isabel” de Ignácio Uchoa.

As obras foram concluídas em 1952, com a instalação do relógio e a colocação de para-raios. Neste mesmo ano de 1952, foram então plantadas na frente da Igreja Matriz de Santa Isabel, palmeiras do tipo imperial, dispostas simetricamente, que até hoje embelezam com um aspecto majestoso a principal praça da cidade.


Fontes:
https://www.a12.com/redacaoa12/espiritualidade/isabel-de-portugal-a-rainha-que-se-tornou-santa
http://www.paroquiasantaizabel.com.br/nossahistoria.asp

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês