Imagem de São DomingosPodemos notar a importância de São Domingos, o padroeiro de Catanduva, ao refletirmos sobre a quantidade de locais e instituições que levam o nome do santo. É empresa, o rio que corta a cidade, um dos maiores hospitais do município e também a igreja matriz. São Domingos, além de ser o padroeiro da cidade é também da diocese Catanduva e seu dia é comemorado em 08 de agosto.

De acordo com o Padre Sylvio Fernando Ferreira, pároco da matriz, o santo dedicou sua vida ao conhecimento. “São Domingos era de uma família nobre e viveu na mesma época de São Francisco. Dedicou sua vida na busca pelo conhecimento e não realizou votos de pobreza, investiu o dinheiro de sua família em estudos, fundando também a ordem dos padres pregadores, conhecidos como Dominicanos”, explicou.

Nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha, e pertencia à alta linhagem dos Gusmão. O pai, Félix de Gusmão, queria entusiasmá-lo pelas armas; o menino preferia, porém, andar com a mãe, Joana de Aza, grande esmoler, e com clérigos e monges.

Interessante é que, antes de Domingos nascer, sua mãe sonhou com um cão que trazia na boca uma tocha acesa, da qual irradiava grande luz sobre o mundo. Mais do que sonho, foi uma profecia, pois Domingos de Gusmão não fez outra coisa senão iluminar todo o seu tempo, e a Igreja, com a Luz do Evangelho, isso depois de se desapegar a tal ponto de si e das coisas, chegando a vender todos os seus ricos livros, a fim de comprar comida aos famintos.

Homem de oração, penitência e amor à Palavra de Deus, São Domingos acolheu o chamado ao sacerdócio. Foi ordenado no ano de 1203, em Osma, onde foi nomeado cônego. No ano de 1204, Domingos seguiu para Roma a fim de obter do Papa licença para evangelizar os bárbaros na Germânia.

São Domingos de Gusmão faleceu com 51 anos. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 1234.

A igreja Matriz de São Domingos, está localizada bem no centro de Catanduva, uma das mais belas igrejas, exibindo em seu interior, pinturas de Benedito Calixto. Todos os anos acontece a tradicional Quermesse de São Domingos na cidade.

Matrizcat
Igreja Matriz de Catanduva
Festacat
Quermesse em louvor a São Domingos
 


Fontes: https://noticiadamanha.com.br/
http://blogdasonia.com.br/eventos/sao-domingos-de-gusmao-padroeiro-de-catanduva/

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês