Imagem de São BentoO dia de São Bento, padroeiro de Araraquara, é comemorado em 11 de Julho. A Igreja Católica realiza missas em horários especiais e procissão. É realizada também a Festa de São Bento com quermesse, shows e a tradicional macarronada na praça.

A Matriz de São Bento está ligada diretamente à história de Araraquara, pois a fundação da cidade aconteceu quando foi fundada a Paróquia.

São Bento, nascido na Núrsia, interior da Itália, viveu entre os anos 480 a 547 e fundou o Mosteiro do Monte Cassino. Além de evangelizar, preservou e documentou muitos manuscritos; também deu assistência aos pobres e ensinou aqueles que desejavam aprender. Por isso, sua ordem, que tinha uma vasta biblioteca, se tornou um dos maiores centos culturais da Europa na Idade Média. Dedicou sua vida ao cristianismo criando a Regula benedicti (A Regra), com o lema era Ora et labora (reza e trabalha), cujo propósito foi o de criar normas sobre a vida em serviço à Deus. Os monges da sua ordem eram chamados de monges negros, pois suas vestes superiores eram da cor preta, diferenciando-se dos demais.

Paróquia de São Bento em AraraquaraSão Bento tinha a fama de ser telepata e muitos acreditavam que conseguia ler pensamentos; outros fenômenos misteriosos aconteceram com o santo, como andar sobre as águas, tirar água de pedras etc. Mas o que o torna tão popular é o uso da sua medalha, que é considerada milagrosa.

É conhecida a orientação de São Bento de se fazer o sinal da cruz sobre o cálice com qualquer líquido; caso estivesse envenenado ou ter recebido qualquer tipo de  encantamento, ele se quebraria. A cruz sempre foi o signo do Santo que a utilizava como forma de proteção, salvação e afirmação da vida e obra de Jesus.


Fonte:
https://www.diocesesaocarlos.org.br/festa-de-sao-bento-o-padroeiro-de-araraquara-completa-10-anos/

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/07/dia-de-sao-bento-e-celebrado-com-missas-procissao-e-bolo-de-100kg-araraquara.html
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/esoterico/quem-foi-sao-bento-e-o-misterio-da-sua-medalha-milagrosa.html

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês