São LourençoSão Lourenço possuía boa formação acadêmica que era refletida por seu cargo e importância dentro da Igreja, sendo o segundo em comando logo após o Papa Xisto II como responsável pela Santa Igreja, sendo assistente do então Papa nas celebrações e na distribuição da eucaristia.

Mais do que Diácono e assistente do Papa Xisto II, São Lourenço era administrador dos bens da Igreja, sendo responsável pela construção de cemitérios, igrejas, manutenção de obras assistenciais aos mais necessitados.

Porém a vida de São Lourenço sofreu uma grande mudança no ano de 257, quando o imperador romano Valeriano que era pagão ordenou uma grande perseguição aos cristãos, proibindo suas reuniões, fechando catacumbas, exilando bispos, e exigindo que respeitassem os ritos pagãos. Por fim ordenando a morte de todos os Bispos e Padres.

Por causa da perseguição religiosa, o Papa Xisto II foi morto, junto com seis diáconos. Conta a tradição que Lourenço conseguiu conversar com o Papa um pouco antes dele morrer. O Papa teria lhe pedido para que distribuísse aos pobres todos os seus pertences e os da Igreja também, pois temia que caíssem nas mãos do governador.

Lourenço distribuiu riquezas aos pobres e cuidou de esconder os livros e objetos sagrados. Em seguida, reuniu um grupo de cegos, órfãos, mendigos, doentes e os colocou na frente do governador, dizendo: "Pronto, eis aqui os tesouros da Igreja". Irado, o chefe pagão mandou que o amarrassem sobre uma grelha, para ser assado vivo e lentamente. O suplício cruel não o desviou de sua fé. Lourenço morreu no dia 10 de agosto de 258, rezando pela cidade de Roma.

São Lourenço é o padroeiro de Urupês. Quilômetros de distância e séculos de história separavam uma relíquia do Vaticano do pequeno município. A relíquia de São Lourenço tem apenas cinco milímetros e está protegido por uma espessa camada de vidro em um relicário romano. O fragmento de osso chegou a Urupês pelas mãos de autoridades eclesiásticas de Roma. O pedido oficial para sua vinda foi feito em janeiro de 2014, tendo sido mediado pelo postulador da causa de beatificação do Padre Albino, Paolo Vilatta. A resposta afirmativa foi recebida em maio e em agosto a cidade parou para receber a relíquia vinda da Itália.

Matriz Urupês
Igreja Matriz de Urupês
Matrizurupes3
Interior da Igreja Matriz


Fontes: https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/sao-lourenco.html
https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2014/08/cidades/813957-a-reliquia-de-lourenco-chega-a-urupes.html

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês