Em São Paulo, o turismo rural teve seu início mais tardio que em outros estados do Sudeste e Sul do Brasil, decorrente de ser este um dos mais ricos polos agro produtivos nacionais e as dificuldades produtivas chegaram mais tardiamente no Estado.

Por isso, os proprietários rurais não reconheciam a necessidade da agregação de valor que o turismo rural ofertava já em outras Unidades da Federação. De maneira geral, no Brasil, inicialmente os empresários que ingressaram no negócio do turismo rural, o fizeram em busca de uma alternativa de receita e com um claro objetivo de melhorar a rentabilidade de sua atividade. A grande maioria adotou a atividade turística para complementação de receita da atividade tradicional agropecuária, mantendo-se no campo e recebendo o turista em sua casa, sendo essa peculiaridade é um dos pontos fortes do produto, já que o elemento vivencial, mais valorizados pelo turista é a possibilidade de compartilhar com a família rural suas experiências e modos de vida e o nível de emprego gerado pelas atividades de serviços nas áreas rurais, a que o turismo faz parte, tem não só implicações econômicas diretas, como também relativas à qualidade de vida.

Porém, posteriormente, São Paulo foi um dos primeiros estados do país a ter ações efetivas de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo rural. O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural Brasil Rural (2010) lançou os primeiros Indicativos do Turismo Rural Paulista, que identificaram 37,5%, das propriedades rurais, voltada aos serviços turísticos, são pousadas rurais de menor porte, onde se conjugava aconchego e possibilidades de hospedagens mais acessíveis, sem que isso signifique ausência de conforto e charme. Estes mesmos dados, identificaram que outros 33,2% são empreendimentos voltados ao Agroturismo e/ou Agroindústria artesanal, que ofertam a visitação para vivência do cotidiano rural produtivo, agregando valor ao produto rural, porém, sem hospedarem; 6,9%são empreendimentos voltados ao turismo rural pedagógico, atividade identificada como sendo aquela, de cunho educativo, que permite o processo de ensino e conhecimento do universo rural, seus meios de produção, históricos e culturais, com a exigência de uma preparação didática pedagógica.

Os dados apresentados, nesta pesquisa, permitiram iniciar um processo de reflexão da necessidade de ações efetivas de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo rural. Atualmente, há mais de dezesseis pólos rurais entre eles:

Município de Brotas e Região;
Município de Cardoso e Região;
Município de Ribeirão Preto e Alta Mogiana;
Município de Mococa e Região;
Holambra e Região;
Mogi das Cruzes e Região;
São Roque (Itupararanga / Sorocabana);
Município de Itú e Região;
Campinas e Região;
Ubatuba e Região Litoral Paulista;
Município de Bananal e Região do Vale do Paraíba;
Registro e Região do Vale do Ribeira;
São Paulo na APA Capivari Monos e Região;
Município de Tupã e Região;
Região Turística Entre Serras e Águas (Municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo);
Região Turística Mantiqueira Paulista Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos;
Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem e Guarulhos;
Região Turística do Circuito das Frutas.

Algumas destas regiões inovam e caracterizam-se pela criação de consórcios do uso de áreas de proteção ambiental (APA), reservas particulares do patrimônio natural, com atividades turísticas rurais e produtivas, como acontece no Município de e Santo Antônio do Pinhal como exemplo a Fazenda Renópolis.

No Levantamento realizado para a SETUR SP e FIA apresentados no Panorama do Turismo Rural do Estado de São Paulo (2023), apontam potencialidade de novos nichos de mercado como o enoturismo que tem um potencial de agregar valor à oferta.


Fonte: www.institutobrasilrural.org.br

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês