Você, que gosta de viajar, sabia que tem o seu próprio dia? O dia 13 de junho é o dia do turista, e visa celebrar as pessoas que amam conhecer novos lugares e culturas. Confira a seguir mais informações sobre essa data.

História do turismo

Os primeiros relatos de viagem por lazer são datados da Grécia Antiga, quando grupos de pessoas se reuniam para ver as Olímpiadas acontecendo. Já na Roma Antiga, o deslocamento era, em grande parte, à procura de fontes termais, locais para relaxamento e por banhos de mar.

Na Idade Média, com a influência da Igreja Católica, só eram bem vistas as peregrinações religiosas – fazer algo somente por prazer causava distanciamento de Deus. Após a Revolução Industrial o turismo começou a tomar a forma como conhecemos hoje, e vários lugares despontaram como destinos dos sonhos.

Como surgiu o dia do turista?

O Dia do Turista foi criado através do Ministério do Turismo, para homenagear os turistas, tanto aqueles que viajam pelo Brasil quanto os que viajam pelo mundo, e enaltecer sua importância. Só no Brasil, o mercado de viagens movimenta quase 10% da economia. Em algumas cidades, essa atividade corresponde a praticamente todo o rendimento da população.

Além disso, a data visa também ressaltar a importância que o turista precisa tomar em suas viagens, desde o planejamento até todas as medidas de segurança no local que está sendo visitado. O viajante precisa também respeitar o local que está conhecendo, tratando a todos com respeito e obedecendo as regras do local. Com isso, garante que sua estadia trará somente benefícios.

Existem duas outras datas comemorativas em relação ao turismo. São elas:

Dia Nacional do Turismo, celebrado no dia 08 de maio;
Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro, e que incentiva as pessoas a conhecerem outras culturas além da sua.

Dicas para turistas

Antes de viajar, pesquise sempre sobre a cultura, costumes e estilo de vida do seu destino;
Verifique a documentação necessária para entrar no seu destino, incluindo a validade mínima necessária de passaporte e documento de identificação, além de vistos;
Alguns locais exigem que o turista tenha tomado vacinas específicas – é preciso entender, inclusive, qual o prazo mínimo entre a aplicação e a viagem;
Tente sempre comprar e consumir do comércio local, para estimular ainda mais a economia do lugar;
Se for viajar para um país onde a língua é diferente da sua, tente treinar algumas saudações e palavras no idioma local. Esse gesto será super bem recebido pelos moradores.


Fonte: www.pacotebarato.com.br

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês